
A eterna busca por desafios de um designer generalista
- Posted by samueleidam
- On janeiro 10, 2020
- 0 Comments
Como designer, sempre gostei de novos desafios. Projetos, áreas, conteúdo, aprendizagem… algo que fosse, de fato, novo para mim. Por conta disso, já trabalhei com web (css, html, além de plataformas de construção de sites), impressos, redes sociais, identidade visual e por ai vai. Mesmo sem ter a plena certeza de qual área será a principal atuação, saber o real papel do design trouxe benefícios para mim e para os projetos elaborados.
Esse último ano completei o desafio que tinha feito para mim mesmo: acompanhei de perto várias atividades correlatas (ou não) para entender onde meu trabalho poderia ser mais útil na empresa. Isso faz parte do design, mas muitas vezes é negligenciado pela correria. Não basta ter design. Tem que ser sólido e trazer resultados.
Acompanhar mais de perto a rotina das demais áreas possibilitou algumas melhorias, simples de executar mas importantes para o dia a dia. Passei a enxergar quais eram os principais pontos a melhorar e quais trariam mais retorno a empresa. Passei a pensar a longo prazo, nos efeitos que as ações de design geram no posicionamento da marca, mas também em ações de curto prazo, que trazem resultados financeiros agradáveis aos diretores. Cada vez entendo mais o design como um potencializador de negócios, saindo da linha conceitual abstrata para o empreendedor/empregador e indo mais direto ao ponto, independente se o produto do design será um flyer, um site, um catálogo, um email ou uma nova marca.
Não acredito que meu método de trabalho e visão de design sejam verdades absolutas (provavelmente estejam bem longe disso), mas para mim funcionou muito melhor. Ter buscado por novos desafios dentro e fora do design me fizeram entender o cenário como um todo, facilitando muitas negociações e me fazendo crescer como profissional.
Um fato curioso: tive uma breve conversa com um ex professor sobre o que eu senti falta depois de formado. Esse texto estava parado há meses, na aba de rascunhos, e isso me fez voltar a escrever. Um ano depois achei que agora é o momento certo para publicar. Meu caro, senti falta de aulas sobre o mundo corporativo, pois se bobear ele te esmaga como criativo.
0 Comments