Plataforma LMS Atacadão

Introdução

A rede Atacadão de supermercados cresceu em volume e também em notoriedade nos últimos anos, assumindo espaço no mercado junto ao Carrefour e também passando por uma reestruturação bastante robusta. Com o crescimento surgem novos desafios de gerenciamento, como a solução desenvolvida para atender a demandas do time de recursos humanos. A proposta: ser uma plataforma de educação e treinamentos, associada às demais aplicações do grupo.

Alt Text

Resumo

O projeto teve início com o desafio de substituir a plataforma atual de ensino por uma ferramenta própria, que pudesse ser evoluída com o tempo e de acordo com a necessidade do negócio. O primeiro passo era entender quais eram as demandas essenciais, quais eram os desejos e quais seriam as entregas de valor para encaixarmos no backlog.

A partir daqui fui acionado para participar do projeto, estruturando benchmark das principais plataformas de ensino voltados à empresa, assim como plataformas de cursos que tinham foco no b2c. Após isso vieram os estudos individuais das necessidades específicas, prioridades e desejos do cliente.

Ao mesmo tempo foram sendo traçadas algumas linhas de trabalho para trazer as necessidades do usuário para o centro das decisões de design.

O processo de idealização passou a tomar força, aprovando telas conceituais e também levantando bandeiras mais inclusivas, trazendo linguagem mais simples e de fácil acesso aos colaboradores que irão utilizar a ferramenta. Outro ponto relevante de mudança foi a priorização dos blocos de conteúdos, que foram sendo trabalhados para atender mais facilmente as demandas do maior grupo de usuários.

Foram diversas telas, casualidades, estudos de fluxos, melhorias e apresentações. Pivotamos a solução quando necessário, transformamos ela em um formato white label para abranger outras marcas do grupo Carrefour, preparamos o style guide para facilitar a ampliação do produto e também facilitar a criação futura do Design System.

Processo

Entendendo o desafio

A primeira etapa é entender quais são os problemas a serem resolvidos, listá-los e estruturá-los em um planejamento.

Desk research e benchmark

Etapa de pesquisa geral, para busca de referências em problemas similares e contextualização global do problema e do mercado. Aqui avaliamos várias plataformas de ensino.

Adequação do Style Guide

Utilizamos o style guide do aplicativo para a nova proposta de plataforma, prevendo a aplicação de cores no formato “white label”, afim de atender a demanda do grupo Carrefour, e não somente para o Atacadão.

Definindo as oportunidades

Após entender mais sobre o cenário, foi definida a proposta do projeto: um hub com as principais necessidades da SAE e do mercado de mobilidade.

Dividir para conquistar

Com todas as informações levantadas, o projeto é subdividido em entregáveis, afim de alcançarmos o melhor resultado dentro do cronograma definido com o cliente.

Definições de estilos

Antes de definir as telas principais, alguns estudos são feitos para definir qual será a linguagem visual adotada.

Prototipação

Iniciando pelos wireframes e avançando para o mockup de alta fidelidade, em figma, é a etapa mais longa do processo – afinal, são telas para navegação web e também por aplicativo.

Validação

Com o mockup criado é hora de testar e apresentar ao cliente. Para essa etapa foram feitos testes de usabilidade com pessoas dentro do perfil da persona apontada, assim como outras faixas etárias.

Solução

Como resultado chegamos a uma plataforma completa e modular, que atenderá as necessidades de cada rede conforme suas demandas e políticas internas. Além disso, a plataforma tornou-se responsiva, ganhou novas funcionalidades para o usuário e também teve uma simplificação em seus termos e textos no geral, afim de atender a todos os mais de 40 mil colaboradores.

Alt Text
Alt Text

Fluxos com variação web/mobile e light/dark. Todos as telas já estão baseadas nas variáveis do figma, podendo ser selecionada a rede e o modo, para então visualizar a tela com o visual final.