Introdução

A SAE BRASIL é o principal canal de mobilidade do país, além de ser a maior autoridade no assunto. Com mais de seis mil associados e 800 voluntários a SAE BRASIL apresentou a necessidade de um novo produto para engajar os seus usuários, gerar receita e gerir seus eventos e cursos.

Este projeto foi realizado em parceria com a UEX, uma Venture Builder Curitibana com foco no crescimento, investimento, apoio e criação de negócios disruptivos, com o conceito de inovação aberta.

Alt Text

Resumo

A ideia de desenvolver essa aplicação surgiu da análise global da SAE BRASIL, envolvendo os principais diretores da instituição, times de inovação, análise dos dados levantados, pesquisas de campo entre outras ações.

Toda essa carga de referências e materiais foi traduzida na necessidade de aliar as estratégias de negócios à uma plataforma voltada a cursos, eventos e que seja a rede social do segmento, servindo de hub para os principais assuntos do ramo de mobilidade.

A proposta da UEX para a solução foi criar um aplicativo com extensão web, com vários recursos já conhecidos de redes sociais (publicações, rede de contatos, feed pessoal, conteúdos sugeridos, etc.), venda de cursos, materiais e eventos, central de vídeos e conteúdos pagos, além de toda a gestão das assinaturas.

Acreditamos que para alcançar o resultado seria preciso criar um ambiente envolvente no mercado da mobilidade, dando oportunidade para a interação de aspirantes e grandes nomes do mercado, visibilidade para todos os níveis de interessados, conteúdos oficiais dos canais SAE e muito mais notoriedade para o segmento.

Processo

Entendendo o problema

A primeira etapa é entender quais são os problemas a serem resolvidos, listá-los e estruturá-los em um planejamento.

Desk Research

Essa é a famosa etapa de pesquisa geral, para busca de referências em problemas similares e contextualização global do problema e do mercado.

Definindo o público

Ter clareza de quem será o usuário final do produto faz com que o direcionamento das pesquisas e evolução do projeto andem para a solução efetiva. Nesse momento surge a Persona.

Definindo as oportunidades

Após entender mais sobre o cenário, foi definida a proposta do projeto: um hub com as principais necessidades da SAE e do mercado de mobilidade.

Dividir para conquistar

Com todas as informações levantadas, o projeto é subdividido em entregáveis, afim de alcançarmos o melhor resultado dentro do cronograma definido com o cliente.

Definições de estilos

Antes de definir as telas principais, alguns estudos são feitos para definir qual será a linguagem visual adotada.

Prototipação

Iniciando pelos wireframes e avançando para o mockup de alta fidelidade, em figma, é a etapa mais longa do processo – afinal, são telas para navegação web e também por aplicativo.

Validação

Com o mockup criado é hora de testar e apresentar ao cliente. Para essa etapa foram feitos testes de usabilidade com pessoas dentro do perfil da persona apontada, assim como outras faixas etárias.

Solução

Como resultado, seguindo orientações do escopo definido pela UEX e SAE, o protótipo seguiu uma proposta já familiar á redes sociais existentes e com propósitos parecidos de postagens, interações, conexões, eventos, vídeos, etc.

Alt Text
Alt Text
Alt Text