Aplicativo do colaborador Atacadão

Introdução

A rede Atacadão de supermercados cresceu em volume e também em notoriedade nos últimos anos, assumindo espaço no mercado junto ao Carrefour e também passando por uma reestruturação bastante robusta. Com o crescimento surgem novos desafios de gerenciamento, como a solução desenvolvida para atender a demandas do time de recursos humanos. A proposta: atualizar o aplicativo dos colaboradores e ampliar o número de funcionalidades.

Alt Text

Resumo

O projeto foi dividido em duas fases gerais: a atualização do que já existia e, posteriormente, a ampliação das funções. O foco era atualizar a tecnologia por trás do aplicativo, trazendo mais estabilidade e resolvendo problemas relatados por usuários que eram principalmente relacionados a problemas técnicos.

Após definir o novo estilo visual, começamos a desenvolver os fluxos básicos que já existiam para validar as mudanças tanto com o cliente quanto com o usuário. Somando as mudanças visuais e atualizações técnicas conseguimos reverter um número bastante representativo: a avaliação do aplicativo na loja saiu de  2 pontos para acima de 4 pontos (em uma escala de 0 a 5).

Para a segunda etapa, de melhorias e implementação de novas funções, voltamos nossa atenção às necessidades do usuário e também as necessidades do negócio, ajustando as melhorias conforme capacidade técnica e valor agregado.

Como novas funções podemos destacar a exibição e confirmação do holerite (folha de pagamento), a possibilidade de receber o informe de rendimentos em poucos cliques e também a solicitação de férias.

Em paralelo a essas ações também passamos a alinhar o visual de todos os produtos que estavam em desenvolvimento, criando um padrão universal para a marca, que passou a ser tratado como grupo por ter tido a mudança de produto simples para um “white label”, afim de atender as demais marcas do grupo Carrefour.

Processo

Entendendo o cenário

O primeiro passo foi alinhar as definições estratégicas: dividir o projeto em duas etapas, sendo a primeira o redesign e a segunda a adição das novas features.

Entrevistas com usuários

Para embasar as decisões e conseguirmos mapear oportunidades e melhorias de negócio nós entrevistamos usuários de níveis operacionais e gerenciais.

Avaliação geral e estudos de estilos

Fizemos uma avaliação com base nas heurísticas para elencar os possíveis problemas e pontos de melhorias, além de iniciar os estudos de estilos para termos o visual base da nova proposta.

Revisão e nova proposta de copy

O conteúdo passou por uma revisão completa, que gerou a substituição de termos que não eram conhecidos pelo usuário ou que dificultavam a navegação.

Fase 1: redesign

Foram geradas telas para apresentar o conceito. Aprovadas, iniciamos o processo de atualização nos fluxos atuais com base no novo style Guide. Revisamos e propomos melhorias desses fluxos, documentando as excessões e casualidades.

Fase 2: novas funções

Com a base sólida já estabelecida, passamos a elaborar as novas features dentro do aplicativo, prevendo telas de casualidades e fluxos complementares. Adequamos a prioridade das funções conforme uso e usuários.

Kick-off final

Ao final do projeto tivemos o momento de kick-off com o time de desenvolvimento, passando pelos fluxos novos e revisitando as propostas do novo visual (na primeira fase houve um kick-off mais enxuto).

Entrega e validação

Após o desenvolvimento conseguimos observar o usuário utilizando a ferramenta de maneira simples. Também levantamos avaliação de satisfação, que elevou de 2 pontos para mais de 4 pontos, de um total de 5.

Solução

Como resultado chegamos a um aplicativo simples, com funcionalidades essenciais ao usuário e com fluxos mais estabelecidos. Incrementamos ele com novas funções que auxiliam a comunicação entre o setor de recursos humanos e colaboradores e revertemos um cenário de avaliações baixíssimas a um cenário de alta satisfação. O aplicativo passou a ser nativo para os sistemas operacionais Android e iOS (que não era contemplado anteriormente).

Alt Text
Alt Text

Visualização de fluxos organizados no figma, com as telas de casualidades.

Alt Text
Alt Text

Variáveis estruturadas para o modelo “white label”, automatizando a troca de cores. Todas as cores foram feitas para serem compatíveis com o modo darken/lighten da programação, gerando variáveis de cores com base na cor chave. Ao lado, alguns componentes personalizados para o aplicativo.