O centro acadêmico de medicina CASL, da UFRGS, em parceria com a Vortigo, desenvolveu uma plataforma própria para a emissão de comprovante de estudante e matrícula, mas conhecida como carteirinha do estudante. A necessidade inicial era emitir internamente o documento para aumentar a receita do centro acadêmico.
Resumo
Com a digitalização de documentos, comprovantes e cartões me maneira segura e passível de validações via software, criar um comprovante de matricula ativa para estudantes tornou-se algo viável e rápido, além de com um grande potencial de arrecadação de valores para centros acadêmicos, que passaram a poder emitir a carteira do estudante. Unindo tudo isso iniciaram-se as pesquisas e contextualização do projeto para que fosse encontrada a melhor forma de realizar o processo, do cadastro à impressão.
Processo
Entendendo a proposta
Após reuniões de contextualização fiz uma análise completa das telas existentes, afim de entender possíveis pontos a serem melhorados.
Research
Realizei a pesquisa de maneira ampla, passando por cadastro de outros aplicativos, como emissoras de cartões de crédito, plataformas de universidades e portais. Também passamos a explorar a possibilidade de tornar-se um produto white label – ou seja, passível de venda à outras universidades.
Definindo o público
Tendo em vista que os usuários e emissores serão comuns, a narrativa foi sendo construída em volta de jovens, estudantes e com bom nível de instrução e com boas habilidades em meios digitais.
Definindo as oportunidades
A ideia de white label passou a ser analisada com maior força, sendo feita pesquisa global de possibilidades de atuação, formatos de planos para rentabilizar o projeto para a Vortigo (detentora dos direitos da plataforma) e também passamos a pesquisar como a ferramenta poderia ser mais útil aos primeiros estudantes usuários do sistema.
Plano de ação
Todas as informações foram compiladas e alinhadas com o cliente e equipe, pensando nos primeiros testes e diretivas para o fluxo de cadastro. Com a organização das entregas em partes menores conseguimos iniciar o projeto de reestruturação e reordenação de fluxos.
Prototipação
Graças às telas já existentes pudemos pular a etapa de wireframe de baixa fidelidade, fazendo anotações e sugestões em cima do fluxo existente. Cada ponto foi sendo observado e guiado para resolver os problemas do CASL mas também para ser um produto de fácil personalizando futura. Utilizando o Figma passei a desenvolver o style Guide e telas de usuário final e admin.
Etapa extra
Em paralelo ao protótipo foi sendo desenvolvida a identidade visual do documento que seria impresso internamente, com direito a teste de impressão e validação de uso do documento.
Entrega da ideação
Com o fim do desenvolvimento de cada etapa dos fluxos de usuário final e de admin vieram pequenas entregas de handover do projeto junto ao time de desenvolvimento. Isso permitiu o andamento pleno do projeto, sempre alinhando as necessidades á estrutura do projeto.
Solução
Entre os desafios do projeto posso citar a sincronização de estilos com frameworks de programação, adequação e evolução do style Guide para facilitar a evolução do desenvolvimento e as adequações das telas iniciais para uma boa componetização dentro do Figma.